-A A +A
São Mateus - ES

Engenharia de Produção

  • APRESENTAÇÃO

A Engenharia de produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os preceitos éticos, culturais e ambientais. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como os princípios e métodos de análise da engenharia de projeto para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais sistemas.

O curso de Engenharia de Produção do campus São Mateus, em período integral, embarca no campo das potencialidades humanas para formação de engenheiros com sólida formação técnico-científica e profissional, compreendendo uma forte base teórica e habilidade experimental, capacitando seu público para a identificação e resolução de problemas em atendimento às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, em consonância com as exigências do mundo contemporâneo de uma visão humanística e de respeito ao meio ambiente e aos valores éticos.

 

  • JUSTIFICATIVA

O Espírito Santo, comparativamente ao Brasil, apresenta população e área geográfica pequena, no entanto, apresenta elevadas distorções quanto à distribuição inter-regional e interpessoal da riqueza e da renda. O processo de industrialização do Estado iniciou-se nos anos sessenta com o crescimento e a modernização das atividades tradicionais do setor secundário: produtos alimentícios, têxteis, minerais não-metálicos e madeira. Em seguida, foram realizados maciços investimentos na criação de empresas de siderurgia e celulose, do desenvolvimento das atividades de logística - portos, aeroportos, rodovias, ferrovias, armazéns e EADs. Atualmente, o crescimento econômico está associado: a ampliação dos setores de celulose, mineração e siderurgia; da evolução e maturação dos arranjos produtivos locais e exploração e produção de petróleo e gás.

Para que as perspectivas de crescimento se confirmem e se revertam em benefício às comunidades locais e sejam sustentáveis, tanto ao longo do tempo quanto também em termos de suas externalidades, faz-se necessária a qualificação daqueles que residem na região. Neste sentido, ressalta-se a importância da interiorização do ensino superior paro o desenvolvimento do Estado.

Destarte, a base científica e tecnológica é necessária ao processo de desenvolvimento e crescimento da economia do Estado, principalmente ao da região norte. O tripé ensino-pesquisa-extensão, traduz parcela importante à garantia da auto-suficiência em vários aspectos correlatos à industrialização, bem como ajuda a transcrever um processo mais organizado ao desenvolvimento dos espaços urbanos. Ademais, o campo terá novos meios de prosperar de forma mais profissional do que noutras épocas passadas.

Nesse contexto, o Curso de Engenharia de Produção terá papel importante no apoio à capacitação, treinamento, formação, consultoria especializada e outros meios de relação com a produção de bens e serviços locais. Poderá e deverá atuar em municípios do norte do Estado do Espírito Santo, norte de Minas Gerais e Sul da Bahia proporcionando referenciais teóricos e práticos às transformações que estarão acontecendo em São Mateus e entorno.

 

  • OBJETIVOS

O colegiado do curso coaduna com a seguinte missão:

“Gerar avanços científicos e tecnológicos, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, produzindo e socializando conhecimento nas diferentes áreas da Engenharia de Produção para formar cidadãos com capacidade de implementar soluções que promovam o desenvolvimento sustentável regional e valorização do homem“.

Desta forma o objetivo geral do curso é desenvolver a formação profissional do engenheiro de produção, além do domínio operacional de técnicas de trabalho interpostos em uma linha de produção, a compreensão global do processo produtivo, com a apreensão do saber tecnológico e do conhecimento que dá forma ao saber técnico e ao ato de fazer, com a valorização da cultura do trabalho e com a mobilização dos valores necessários à tomada de decisões profissionais e ao monitoramento do seu próprio desempenho profissional, em busca da segurança, da economia. Além disso, pretende-se promover ação profissional assentada sobre sólidos conhecimentos científicos e tecnológicos, de forma que o futuro profissional tenha compreensão, cada vez maior, do processo industrial e tecnológico, com crescente grau de autonomia intelectual.

 

Como objetivos específicos, têm-se: 

a) Desenvolver a capacidade do egresso do curso em identificar e propor soluções técnicas aos problemas da sociedade, através do domínio e utilização de conhecimentos tecnológicos aplicados na área da engenharia de produção;

b) Capacitar o egresso para atuar nas fases de concepção, planejamento, projeto, construção, controle, operação e manutenção de sistemas produtivos e, ou voltados para alguma temática específica, em atendimento às demandas da sociedade, considerando seus aspectos sociais, econômicos, políticos e culturais, com uma visão humanística e de respeito ao meio ambiente e aos valores éticos; e

c) Manter atualizado seu projeto pedagógico, visando acompanhar as evoluções tecnológicas e pedagógicas.

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Rodovia BR 101 Norte, Km 60 - Bairro Litorâneo, São Mateus - ES | CEP 29932-900